Super Apostila

ARQUIVO EM PDF

Apostila completa para concursos fisioterapia com 1900 páginas.

Valor promocional de 27,50 

🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥

Choque hipovolêmico, cardiogênico, anafilático, neurogênico, séptico

Choque é uma síndrome caracterizada pela incapacidade de o sistema circulatório fornecer oxigênio e nutrientes aos tecidos de forma a atender as suas necessidades metabólicas. A insuficiência circulatória causa dano celular e lesão em vários órgãos, que podem tornar-se irreversível se o choque não for rapidamente corrigido.
Não se deve definir choque com base apenas na pressão arterial, já que existem condições que pode haver hipotensão sem choque, com oferta e consumo adequados de oxigênio.
O conceito atual de choque e toda sua fisiopatologia envolvem um desequilíbrio entre a oferta e a demanda celular de oxigênio. Para que as necessidades metabólicas celulares sejam atendidas, deve haver uma adequada oferta de oxigênio. Esta oferta é a quantidade total de oxigênio transportada aos tecidos, e é dependente de três fatores: a concentração de hemoglobina, o débito cardíaco e o conteúdo de oxigênio no sangue arterial.
Após o estabelecimento do quadro de choque, vários mecanismos compensatórios ocorrem para preservar o suprimento de oxigênio a órgãos vitais como coração e o cérebro, atuando para restaurar pelo menos parcialmente o volume intravascular efetivo e aumentar o débito cardíaco.
A moderna classificação do choque foi proposta por Weil em 1972, utilizando quatro categorias, baseadas na causa primária da anormalidade perfusional. Estas categorias, contudo, não são isoladas entre si, havendo considerável superposição entre os diversos tipos.

Choque Hipovolêmico

No choque hipovolêmico o desarranjo inicial é a perda de volume circulante, com redução do retorno venoso e diminuição do débito cardíaco e da oferta de oxigênio. A pressão arterial isoladamente não é um bom indicador da severidade do choque hipovolêmico, pois pode ser mantida em níveis próximos da normalidade devido à vasoconstrição intensa (especialmente em pacientes jovens e sem patologia prévia), devendo ser analisada em conjunto com outros parâmetros na avaliação da gravidade do choque.
Nas fases iniciais o choque hipovolêmico é rapidamente reversível pela restauração apropriada do volume intravascular. Contudo, se a perfusão tissular e a oferta de oxigênio permanecem severamente diminuídas, dano celular irreversível pode ocorrer.
O choque hipovolêmico pode ser classificado em hemorrágico e não hemorrágico.
O choque hipovolêmico hemorrágico caracteriza por baixas pressões de enchimento ventricular e pressão capilar pulmonar associada a níveis reduzidos de hemoglobina e hematócrito. Pode ocorrer por perdas sanguíneas externas ou por sangramentos ocultos, não exteriorizados.
O choque hipovolêmico não-hemorrágico é resultante de perda apenas do componente líquido do compartimento intravascular. Geralmente estes casos são devidos à perda excessiva de líquidos pelos tratos gastrointestinal ou urinário.
Também pode ser resultado de transudação para o meio extravascular, como ocorre nas queimaduras, traumatismos extensos em partes moles, peritonites, pancreatites e obstrução intestinal. Achados que suportam o diagnóstico de choque hipovolêmico não hemorrágico incluem baixas pressões de enchimento e hematócrito normal ou elevado.

Choque Cardiogênico

Choque cardiogênico pode ser definido como uma incapacidade primária do coração de fornecer um débito cardíaco suficiente para as necessidades metabólicas, na presença de um volume circulante adequado. Pode ser encontrado em diversas situações clínicas, porém, sua principal causa é a perda súbita de massa muscular por infarto agudo do miocárdio (IAM). O choque cardiogênico ocorre em cerca de 7 a 10% dos casos de IAM, com mortalidade de 70 a 90%, sendo geralmente associado à perda superior a 40% da massa muscular do ventrículo esquerdo. Esta perda pode ocorrer em conseqüência de um grande infarto ou com infartos menores sucessivos.
O resultado do tratamento clínico no choque cardiogênico é extremamente desfavorável. A mortalidade é alta e os sobreviventes apresentam baixa expectativa de vida devido ao avançado grau de insuficiência cardíaca que se estabelece. A infusão de drogas inotrópicas deve ser iniciada imediatamente. Vasodilatadores como a nitroglicerina ou nitroprussiato de sódio, podem ser benéficos, pois diminuem a pré e pós-carga, reduzindo a congestão pulmonar e facilitando o esvaziamento ventricular. O uso de dispositivos de assistência circulatória mecânica, o balão intra-aórtico, pode ser uma alternativa terapêutica nos casos de grande perda de massa ventricular.

Choque Anafilático

As reações alérgicas do tipo I, ou anafiláticas, são mediadas por anticorpos da classe IgE. Como parte da reação ao antígeno, os anticorpos são gerados e ligados a receptores de superfície nos mastócitos e basófilos com alta afinidade por sua porção Fc. Se a porção Fab dos anticorpos se ligarem a um antígeno, ocorre a ativação de múltiplos sistemas enzimáticos intracelulares, levando à produção e liberação de vários mediadores químicos vasoativos (histamina, prostaglandinas, leucotrienos), causando vasodilatação, aumento da permeabilidade vascular e inflamação. A reação ocorre pouco tempo após a exposição ao antígeno é caracterizada por sensação de sufocamento, broncoespasmo, edema laríngeo, angioedema, respiração ruidosa, transudação pulmonar e alterações cutâneas agudas urticariformes. As seguintes alterações hemodinâmicas são encontradas: baixas pressões de enchimento ventricular, débito cardíaco baixo, resistência vascular sistêmica reduzida e em geral hematócrito elevado.

Choque Neurogênico

A insuficiência circulatória periférica aguda de causa neurogênica acontece nos casos de sofrimento intenso do tronco cerebral, precedendo a morte encefálica, com falência hemodinâmica e vasodilatação generalizada por perda do tônus vasomotor simpático, ou em lesões da medula espinhal alta, caracterizando o “choque espinhal”. Este último inclui hipotensão arterial secundária a vasodilatação periférica pela deficiente atividade autonômica simpática e pela hipotonia e paralisia musculares.
A diminuição da inervação simpática resulta em redução do débito cardíaco, pois provoca redução da contratilidade miocárdica e do retorno venoso pelo aumento do volume sanguíneo no sistema capacitância venosa secundária e venodilatação. Finalmente, reflexos cardíacos em nível espinal também estão abolidos, pois a lesão T1 a T4 leva à perda de inervação simpática cardíaca, facilitando a bradicardia uma vez que a inervação vagal parassimpática permanece preservada.

Choque Séptico

Este termo refere-se ao estágio avançado de uma síndrome progressiva, denominada sepse. Termos como sepse, septicemia, bacteriemia, síndrome séptica, choque endotóxico, choque séptico são usados como sinônimos, dando margem a confusões e um conhecimento impreciso da fisiopatologia.
Choque séptico pode ser causado por uma variedade de microorganismos. Os mais freqüentemente envolvidos são as bactérias gram-negativas (50% dos casos) e gram-positivas (30 a 35% dos casos). O restante abrange bactérias menos comuns, fungos, vírus e até protozoários. Apesar de a sepse poder afetar qualquer faixa etária, o risco maior é para pessoas acima dos 65 anos, pois a defesa contra infecções requer uma complexa interdependência de diversos sistemas que podem ser comprometidos pela idade avançada e pela presença de condições co-mórbidas que aumentam a suscetibilidade às infecções. Fatores que predispõem à sepse por qualquer agente incluem desnutrição, alcoolismo, diabetes melito, neoplasias, AIDS, doenças leucoproriferativas, cirrose hepática, queimaduras, tratamento com imunossupressores e procedimentos invasivos.
O processo, na sepse, começa com a proliferação do microorganismo no foco da infecção. O organismo pode invadir a corrente sanguínea diretamente, levando as hemoculturas positivas, ou pode proliferar apenas localmente e liberar várias substâncias na circulação.
O choque séptico é caracterizado inicialmente por débito cardíaco reduzido, devido à hipovolemia e ao baixo retorno venoso que existe na maior parte dos casos. Diversos fatores contribuem para a diminuição do volume intravascular:
a) Desidratação produzida por febre, taquipnéia, redução da ingestão de líquidos e eventualmente vômitos, diarréia, poliúria, sangramentos e seqüestração em cavidades;
b) Aumento da permeabilidade vascular e transudação para o espaço extravascular;
c) Aumento da capacitância venosa por venodilatação;
d) Síntese protéica redirecionada para a produção de diversas proteínas da fase inflamatória aguda em detrimento da síntese de albumina, com redução da pressão coloidosmótica intravascular.
Após a adequada reposição volêmica, os achados típicos do choque séptico são: débito cardíaco elevado e resistência vascular reduzida, com tendência ao aumento progressivo da resistência vascular pulmonar.

Tratamento do Choque

A maior parte dos casos de choque requer administração de volume intravascular. O maior desafio neste ponto é restaurar rapidamente as pressões de enchimento ventricular a um nível ótimo sem comprometer secundariamente a função respiratória por sobrecarga hídrica.

31 Comentários:

glaucia mello disse...

muito bom , parabéns !

Anônimo disse...

ótimo material

Unknown disse...

Gostei demais,é super interessante.

Anônimo disse...

adorei o conteudo

Rosa Maria Pasquotto Prates disse...

ha pouco tempo tive muito choque forte nas pernas;depois pulava partes do meu corpo;a pressão estava alta e o coração disparado;gostei dessa matéria mais não sei que choque eu tive

Rosa Maria Pasquotto Prates disse...

gostei;mais não sei oque eram aqueles choques forte nas pernas;pressão alta e o coração acelerado;não aguentava nem andar ;depois fiquei com as pernas ;sem forças uns dias;porque os choques??como saber oque foi?

Rosa Maria Pasquotto Prates disse...

a pouco tempo fiquei mal a cabeça muito ruim choques fortes nas pernas uma noite inteira a pressão alta e o coração batendo muito rapido;ai eu não guentava nem virar na cama;e até hoje não sei o porque dos choques

Rosa Maria Pasquotto Prates disse...

ha uns meses passei mal a pressão subiu;o coração batia muito rapido que me amolecia ;nem guentava virar na cama e os choques nas pernas eram muito fortes uma noite inteira;até agora não sei o porque dos choques;gostei da matéria;tomo selozok oprazolam e pondera

Anônimo disse...

vc oferece serviço de dowlond em pdf?

Adm. Blog disse...

"Anônimo"

Copie e cole o texto no word, clique em salvar como, e escolha a opção pdf em seu computador, vc terá este e outros arquivos neste formato.
Se tiver dúvidas entre em contato, mas deixe seu nome, rs

Anônimo disse...

cursei técnica em enfermagem e gosto de sempre esta relembrando essas coisas importantes.muito bom!!!

Anônimo disse...

adoro esse Blog é muito bom, sou técnica de enfermagem e estudo pra concursos através dele. Obs: já passei em um, mas tenho outras metas.

Anônimo disse...

ameei !!!!!! temas super interessantes...

Anônimo disse...

Anônima : gostei do material será que posso usar como fonte confiável pois não tem referencias bibliográficas

Unknown disse...

Alguém me ajuda?
O choque é um termo genérico que se refere geralmente a problemas circulatórios severos. Independente de sua causa, o choque ocasiona baixo débito cardíaco, queda na pressão arterial periférica e queda da perfusão dos tecidos. O manejo do choque inclui administração de oxigênio e norepinefrina. >> Explique como a administração de oxigênio e norepinefrina contribuem para que o choque torne-se reversível <<

Unknown disse...

Alguém me ajuda?
>> O choque é um termo genérico que se refere geralmente a problemas circulatórios severos. Independente de sua causa, o choque ocasiona baixo débito cardíaco, queda na pressão arterial periférica e queda da perfusão dos tecidos. O manejo do choque inclui administração de oxigênio e norepinefrina. Explique como a administração de oxigênio e norepinefrina contribuem para que o choque torne-se reversível. <<

Unknown disse...

Muito bom

Anônimo disse...

bom dimais aguda muito !!!!!!!!

Anônimo disse...

Parabens.muuuito boa essa explicacao!

Antonia disse...

Parabéns muito bom! Adorei bem exclarecedor, me ajudou muito

Unknown disse...

ótimo bem elaborado gostei me ajudou.

Dany disse...

Adorei a aula muito bem elaborada. Parabéns

Unknown disse...

Existe diferença entre os sinais e sintomas de choque septico para o hipovolêmico?

Anônimo disse...

Olá poderia me passar as referencias bibliograficas, pois preciso colocar no meu trabalho e seu blog é completo. fazendo favor.

Enfª Elisângela B. Martins disse...

Muito bom o blog, compartilhei no meu também, no entanto, para melhor sugiro ATUALIZAÇÃO em relação a classificação dos grupos de choque séptico, Neurogênico e Anafilático.Assim:
- Choque Distributivo: caracterizado por volume sanguíneo adequado, mas com resposta vascular prejudicada por liberação de toxinas (Séptico), citocinas inflamatórias (Anafilático) ou incapacidade de resposta aos neurotransmissores (Neurogênico).
- Séptico: Infecção generalizada. Pode ser causado por uma variedade de microorganismos.
- Anafilático: É uma reação alérgica que ocorre pouco tempo após a exposição ao antígeno, é caracterizada por sensação de sufocamento, broncoespasmo, edema laríngeo, angioedema, respiração ruidosa, transudação pulmonar e alterações cutâneas agudas urticariformes.
- Neurogênico: Insuficiência circulatória periférica aguda de causa neurogênica acontece nos casos de sofrimento intenso do tronco cerebral, precedendo a morte encefálica, com falência hemodinâmica.

Faltou mencionar também:
- Choque Obstrutivo: relacionado a diminuições de fluxo sanguíneo que conduzem à redução importante do débito cardíaco. Podem ser ocasionadas por condições que alteram o volume sistólico, como diminuição da pré-carga por trombos ou a diminuição da contratilidade cardíaca: embolia pulmonar, tamponamento cardíaco, pneumotórax hipertensivo.
Fonte: Fernandes Jr. C. J.; Figueiredo, E.J.A.; Assunção, M.S.C. Definição e classificação dos estados de choque. In: Knobel,E. (org.) Condutas no paciente grave, 4.a edição- São Paulo: Ed. Atheneu, 2016.
Obrigada!

janaina s.costa disse...

Ótimo material.

Unknown disse...

excelente material !!!!!!

Anônimo disse...

Sra.Rosa Prates, o choque em questão é um termo usado na medicina para servir de guia dentro de alguma anormalidade do corpo humano. exemplo: No choque hipovolêmico estamos falando de perda de sangue e fluidos corporais, no choque anafilático estamos falando de alergias severas com que fazem todo o organismo a ter prejuízos em suas funções de normalidade e assim por diante. Portanto minha cara, não são choques que sentimos, mas são choques que correm riscos eminentes de morte.

Unknown disse...

São 8 tipos de choque ou mais?

Unknown disse...

ótimo material,muito bom.

Anônimo disse...

Muito bom...

Postar um comentário

Tire suas dúvidas, deixe seu comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO