Super Apostila

ARQUIVO EM PDF

Apostila completa para concursos fisioterapia com 1900 páginas.

Valor promocional de 27,50 

🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥

Prova Enfermeiro Prefeitura Engenheiro Caldas

Para responder às questões 1- 3 leia o trecho abaixo.

Não falta tecnologia, faltam leis.
Adriana Dias Lopes e Naiara Magalhães

Do ponto de vista da tecnologia e da capacitação de seus profissionais, a medicina reprodutiva praticada hoje no Brasil se equipara à dos maiores centros internacionais. Os recursos utilizados na maioria das 200 clínicas existentes no país são os mesmos, por exemplo, do Instituto de Medicina Reprodutiva da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, ou do Instituto Valenciano de Infertilidade, na Espanha. Na prática, isso significa que a chance de uma brasileira ter um bebê depois de se submeter a um tratamento de fertilidade é idêntica à de uma americana ou de uma espanhola com problemas de saúde semelhantes aos dela. Para se ter uma idéia do avanço dessa área médica, uma paciente com 35 anos que passa por um processo de fertilização tem 40% de probabilidade de engravidar na primeira tentativa – o dobro da de um casal saudável pelos métodos naturais. Do ponto de vista legal, no entanto, a medicina reprodutiva brasileira não está sujeita a leis que coíbam a realização de procedimentos aéticos, tais como aqueles dos quais o médico Roger Abdelmassih é acusado.
Não existe no Brasil uma legislação que regulamente a reprodução assistida. A única lei que faz menção ao assunto é a da Biossegurança, de 2005. Criada para normatizar as atividades que envolvem organismos geneticamente modificados e a pesquisa com células-tronco embrionárias, a Lei de Biossegurança resvala na prática da medicina reprodutiva ao dispor sobre a doação para pesquisas clínicas dos embriões gerados pela fertilização in vitro – quando o óvulo é fecundado em laboratório. Há também uma resolução de 2006, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece as condições técnicas de funcionamento dos bancos de sêmen, óvulos e embriões. A única regulamentação específica para a reprodução assistida é uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), de 1992. É ela que serve de parâmetro para a atuação dos profissionais e dá subsídios para que os conselhos regionais responsabilizem os médicos por eventuais erros ou comportamentos duvidosos. As sanções previstas pelo CFM vão de uma simples advertência à cassação do registro profissional, o que impede o acusado de exercer a profissão. “Como a resolução não tem poder de lei, um juiz não pode usá-la para criminalizar condutas médicas nesse campo”, diz Reinaldo Ayer, coordenador da Câmara Técnica de Bioética do Conselho Regional de Medicina de São Paulo.
No dia a dia das clínicas brasileiras, a única bússola que norteia os procedimentos são os escrúpulos – ou a falta deles – dos especialistas.
(...)
VEJA, 26 de agosto, 2009. P. 92.

1- O texto apresenta a seguinte idéia central:

A)A medicina reprodutiva, no Brasil, pode ser comparada à dos maiores centros internacionais.
B)A medicina reprodutiva, no Brasil, alcançou muito sucesso no tratamento de mulheres acima de 35 anos.
C)A medicina reprodutiva, no Brasil, é cheia de casos controversos.
D)A medicina reprodutiva, no Brasil, precisa de uma legislação específica para regular a área.

2- Leia a frase seguinte:

“Do ponto de vista legal, no entanto, a medicina reprodutiva não está sujeita a leis que coíbam a realização de procedimentos aéticos...”.

Sabendo que o prefixo grego a- tem o sentido exclusivamente negativo ou designa privação de, a palavra destacada significa “não ético”. Procedimento parecido, ou seja, - todas as palavras abaixo apresentam prefixo que denotam negação, ausência ou oposição - ocorreu nas opções abaixo, EXCETO em:

A)ateu - átomo
B)aderente - indiferente
C)anestesia – incolor
D)incolor – inegável

3- Todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:

A)Na frase “No dia a dia das clínicas brasileiras, a única bússola que norteia os procedimentos são os escrúpulos – ou a falta deles – dos especialistas”, não há marcas de subjetividade, ou seja, marcas de autoria.
B)Ao dizer que a Lei de Biossegurança resvala na prática da medicina reprodutiva, a reportagem destaca que referida lei não regulamenta efetivamente essa área da medicina e, sim, aborda superficialmente o assunto.
C)Para marcar a ineficiência legal da resolução do Conselho Federal de Medicina, as repórteres se valem do argumento de uma autoridade no assunto, nesse caso, Reinaldo Ayer, coordenador da Câmara Técnica de Bioética do Conselho Regional de Medicina de São Paulo.
D)As repórteres escolheram apresentar a fala de Reinaldo Ayer através do discurso direto para dar espaço a outra voz que possa reafirmar a posição defendida no texto, ou seja, não existe no Brasil uma legislação que regulamente a reprodução assistida. Essa estratégia, em texto jornalístico, dá mais vivacidade e veracidade à notícia, além de manter o tom objetivo e distante.

4- Assinale a alternativa CORRETA quanto ao uso do verbo visar.

A)O atirador visou ao alvo, mas errou o tiro.
B)Sempre visei uma vida melhor.
C)Sempre visei a uma vida melhor.
D)A educação visa o progresso do povo.

5- Assinale a alternativa em que o substantivo apresenta sua forma plural CORRETA.

A)cidadão → cidadões
B)cidadão → cidadãos
C)carta-bilhete → cartas-bilhete
D)amor-perfeito → amores-perfeito

6- Em um clube 2/3, dos associados são mulheres e 3/5 das mulheres são casadas. Sabe-se também que 80% das mulheres casadas têm filhos e que há 360 mães casadas. Então, o número de associados do clube é:

A)1 800
B)1 625
C)1 125
D)2 250

7- O mussaranho é o menor dos mamíferos; tem massa de 15 g e alguns não passam de 2,5 cm. Como tamanho não é documento, o mussaranho é um dos animais mais violentos. Ataca e devora animais que medem o dobro do tamanho dele. Além disso, o mussaranho é tão voraz que ele come o equivalente a sua massa de 3 em 3 horas. Algumas espécies praticamente não dormem, só para não parar de se alimentar, caso contrário poderiam morrer. Considerando que o mussaranho vive em média 2 anos e que o tempo que dorme é desprezível, durante sua vida a quantidade de vezes que ele come é:

A)1 728 vezes
B)2 920 vezes
C)5 840 vezes
D)8 640 vezes

8- 1m3 de água pura pesa:

A)1000 Kg
B)100 Kg
C)10 Kg
D)1 Kg

9- Mariana está decorando as mesas de um salão para uma festa. Ela tem 5 mesas retangulares, cada uma com 85 cm de comprimento por 20 cm de largura, e 6 mesas quadradas com 40 cm de lado. Ela quer colocar uma faixa de papel colorido em torno de cada mesa, quantos metros de papel serão necessários?

A)20,10 m
B)19,10 m
C)21,10 m
D)20

10- A organização Mundial da Saúde adotou o Índice de Massa Corpórea (IMC) para calcular o “peso ideal” de uma pessoa. Esse índice é definido por:


Caso o resultado seja superior a 30 (para homens) ou a 28 (para mulheres), está na hora de rever os hábitos alimentares e o condicionamento físico. Resultados abaixo de 17,5 também são preocupantes, pois indicam grave desnutrição.
Agora, uma adolescente, cuja altura é 1,5 m e está com peso de 68 Kg , conclui-se que:

A)Está em uma situação de risco, pois obesidade é uma doença.
B)Não precisa ficar preocupada, sua situação é normal.
C)Não está com excesso de peso, mas precisa rever sua alimentação
D)Deve rever seus hábitos alimentares e melhorar seu condicionamento físico, pois está com excesso de peso.

11- Considere a seguinte situação apresentada: “Um enfermeiro está como supervisor de um setor semicrítico, com seis leitos e com dois técnicos de enfermagem, durante a troca de plantão um deles não foi rendido, a conduta foi solicitar que aguarde a chegada ou uma dobra para sua substituição, porém se não for possível o mesmo funcionário irá permanecer no plantão”. A atitude tomada está amparada por qual dos artigos do Código de Ética de Enfermagem, dos Deveres, descrito abaixo.

A)Art. 5° – O Profissional de Enfermagem exerce suas atividades com justiça, competência, responsabilidade e honestidade.
B)Art. 17° – Avaliar criteriosamente sua competência técnica e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para se e para a clientela.
C)Art. 25° – Garantir a continuidade da Assistência de Enfermagem.
D)Art. 27° – Respeitar e reconhecer o direito do cliente de decidir sobre sua pessoa, seu tratamento e seu bem estar.

12- Com a Lei N° 8.080/90 fica regulamentado o Sistema Único de Saúde – SUS, estabelecido pela Constituição Federal de 1988, que agrega todos os serviços estatais – nas esferas, estadual e municipal – e os serviços privados. Considerando a Gestão Plena do Sistema Municipal é sua responsabilidade:

A)Normalização complementar de mecanismos e instrumentos de administração da oferta e controle da prestação de serviços ambulatoriais, hospitalares, de alto custo, do tratamento fora do domicílio e dos medicamentos e insumos especiais.
B)Reorganização das unidades sob gestão pública (estatais, conveniadas e contratadas), introduzindo a prática do cadastramento nacional dos usuários do SUS, com vistas à vinculação da clientela e sistematização da oferta dos serviços.
C)Formulação e execução da política de sangue e hemoterapia.
D)Formulação e execução da política estadual de assistência farmacêutica, em articulação com o Ministério da Saúde.

13- Segundo Brunner & Suddarth a disfunção neurológica indica condições isoladas ou de todo o sistema que resultam de comprometimento estrutural ou metabólico do cérebro e de seu ambiente. Sabendo-se desse fato, identifique abaixo a pressão de perfusão cerebral (PPC) de um cliente com pressão intracraniana (PIC) de 28mmHg e com uma pressão arterial sistólica de 169mmHg e uma diastólica de 97mmHg.

A)PPC de 93mmHg.
B)PPC de 106mmHg.
C)PPC de 60,6mmHg.
D)PPC de 61mmHg.

14- O Derrame Pleural refere-se a um acúmulo de líquido no espaço pleural, identifique nas alternativas abaixo a definição para o Derrame Pleural Exsudativo.

A)Trata-se primariamente em afecções não-inflamatórias.
B)Trata-se do acúmulo de um líquido rico em proteínas.
C)Trata-se uma lesão necrótica contendo pus.
D)Trata-se de um acúmulo de líquido com baixo conteúdo de proteínas e baixa contagem de células.

15- A Úlcera de Perna é uma escavação da superfície cutânea que ocorre quando o tecido necrótico inflamado se desprende, sendo também um dos desafios da Saúde Pública, envolvendo o enfermeiro nas ações executadas, dentre elas a prevenção, a avaliação e o tratamento. Identifique nas alternativas abaixo uma manifestação clínica da Úlcera Arterial.

A)Ulcerações pequenas, circulares e profundas nas extremidades dos artelhos ou nos seus espaços interdigitais.
B)Pé e tornozelo edemaciados.
C)Ulcerações grandes superficiais e altamente exsudativas.
D)Dor descrita como lastimosa ou peso.

16- Identifique nas alternativas abaixo como é conhecida a doença caracterizada por produção excessiva de eritrócitos circulantes, devido a hipoxia, tumor ou doenças como a insuficiência cardíaca.

A)Policitemia falsa.
B)Policitemia relativa.
C)Policitemia primária.
D)Policitemia secundária.

17- Segundo Atkinson & Murray a avaliação da hidratação de um cliente e fundamental para a análise de uma ingestão excessiva ou uma incapacidade de eliminar líquido através dos mecanismos normais, considerando esses fatores identifique abaixo um sinal indicativo da hidratação excessiva.

A)Pulso bigêmino.
B)Volume urinário de aproximadamente 1.500 ml diário.
C)Fissuras longitudinais na língua.
D)Turgor adequado.

18- A hipertensão induzida pela gravidez é caracterizada por hipertensão, proteinúria e edema, a seguir estão descritos alguns dos principais fármacos usados para tratar esse distúrbio, exceto:

A)Metildopa.
B)Propranolol.
C)Captopril.
D)Sulfato de magnésio.

19- O câncer do colo do útero é a segunda maior causa de morte por câncer entre mulheres no mundo, sendo o Papiloma Vírus Humano (HPV) responsável pela maioria dos casos, uma das formas mais atuais de prevenção é através da vacinação, a que existe no mercado demonstra sua eficácia contra lesões pré-cancerosas (NIC 2). Qual das alternativas abaixo apresenta a seqüência dos tipos de HPV oncogênicos preveníveis por essa vacina.

A)Os HPVs 6 e 11.
B)Os HPVs 17, 27, 39 e 88.
C)Os HPVs 5 e 10.
D)Os HPVs 16, 18, 31 e 45.

20- Assinale a alternativa que define a Doença de Paget.

A)É um distúrbio ósseo decorrente de atividade osteoclástica excessiva, acometendo ossos longos, a pelve, as vértebras lombares e o crânio predominantemente.
B)É uma deformidade do pé envolvendo o primeiro metatarso e o hálux.
C)É uma infecção piogênica grave do osso e tecidos circunvizinhos.
D)É um distúrbio crônico, não inflamatório e de evolução lenta, que provoca a deterioração da cartilagem articular.

Gabarito

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Tire suas dúvidas, deixe seu comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO