Super Apostila

ARQUIVO EM PDF

Apostila completa para concursos fisioterapia com 1900 páginas.

Valor promocional de 27,50 

🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥

Dor em Pediatria

Embora a ocorrência de dor em pediatria seja um fato atualmente aceito na prática assistencial, seu reconhecimento e tratamento permanecem insuficientes e ineficazes, tanto em função da incapacidade, de neonatos, lactentes e pré-escolares, em relatarem verbalmente a presença de dor, quanto em função da escassa experiência em analgesia pediátrica.

A dor na criança foi, por muitos anos, desconsiderada, por influência de inúmeros mitos e crenças, como: imaturidade no desenvolvimento do sistema nervoso, em especial em recém-nascidos, protegendo-os da sensação dolorosa ou minimizando-a; deficiência de mielinização das fibras nervosas, determinando diminuição na velocidade de condução de impulsos; ausência de aprendizado e memória para dor; risco elevado de ocorrência de depressão respiratória na utilização de opiáceos e ainda risco elevado no desenvolvimento de adição às drogas (1*, 2*, 3*, 4*).

Atualmente, sabe-se que recém-nascidos, incluindo-se prematuros, são capazes de experimentar sensações dolorosas. Os receptores sensitivos cutâneos estão presentes na região perioral do feto por volta da 7ª semana gestacional e espalham-se pela face, palmas das mãos e plantas dos pés na 11ª semana de gestação (5*,6*). Ao final da 30ª semana, as células responsáveis pela percepção dolorosa inicial estão completamente desenvolvidas. Embora os mecanismos de controle e modulação dos estímulos dolorosos sejam imaturos ao nascimento, pode-se afirmar que o feto e o recém-nascido possuem, quase que integralmente, os componentes anatômicos necessários à percepção do estímulo nóxico ou doloroso (6*). Posteriormente, durante a infância, observa-se desenvolvimento das vias inibitórias descendentes e maior controle endógeno sobre a percepção dolorosa (5*).

A dor em crianças pode originar-se das mais diversas situações, a exemplo de procedimentos diagnósticos e terapêuticos, doenças infecciosas, como otites e amigdalites, acidentes, fraturas, queimaduras, doenças oncológicas e reumáticas, anemia falciforme, procedimentos cirúrgicos, entre outras (4*). Além disso, a expressão dolorosa na criança pode ser afetada por múltiplos aspectos, como condições ambientais (estímulos ruidosos ou luminosos são capazes de exacerbar as reações frente à dor), estímulos elaborados, que podem provocar ansiedade e elevar a sensação dolorosa (a visão de uma agulha ou de pessoas vestidas de branco, a sensação do cheiro de álcool), influência comportamental da família (interferência no aprendizado, na expressão e no enfrentamento da dor, como pode-se observar na estimulação de meninos a reprimirem queixas e a se comportarem de maneira mais independente que meninas, na proteção excessiva de pais ansiosos ou com filhos primogênitos), além de aspectos sociais e financeiros(7*).
Quando não tratada, a dor provoca inúmeros efeitos deletérios na criança, a exemplo de alterações metabólicas, elevação nos níveis de hormônios circulantes, aumento da susceptibilidade às infecções, alterações do fluxo sangüíneo cerebral e hemorragia ventricular, hipóxia, episódios de apnéia, congestão venosa, utilização de reservas de glicose, alteração dos padrões de sono e vigília e alterações comportamentais frente a outros episódios dolorosos (2*,4*,5*).

Torna-se, portanto, fundamental que a dor em crianças seja adequadamente identificada, avaliada e, sobretudo, tratada. A identificação da dor em pediatria pode ser considerada como o principal componente limitante no seu tratamento adequado, uma vez que se considera o relato verbal como a principal fonte indicativa de dor e recém-nascidos, lactentes e crianças pré-verbais são incapazes de verbalizarem a queixa.

Por isso que a atenção profissional deve-se voltar para os aspectos não-verbais observados como resultado do estímulo doloroso ou nóxico. As alterações comportamentais são mais freqüentemente associadas à dor em pediatria, podendo-se citar choro, mímica facial, movimentação de membros (extensão e flexão), aumento de tônus muscular, rigidez torácica, indisponibilidade para contato visual e auditivo, alteração no padrão alimentar e na relação mãe-e-filho, além de sono não-REM após estimulação dolorosa (8*). As alterações fisiológicas e metabólicas, presentes igualmente em crianças e adultos, incluem: aumento de freqüência cardíaca e da pressão arterial, aumento da freqüência respiratória e alteração do padrão respiratório, queda de saturação de oxigênio, cianose, aumento da pressão intracraniana, dilatação pupilar, suor palmar, tremores, aumento dos níveis séricos de cortisol, epinefrina, norepinefrina, glucagon, hormônio do crescimento, endorfinas, supressão de insulina e aumento na excreção de substâncias nitrogenadas (2*,4*,9*).

O relato dos pais ou cuidadores deve ser valorizado na identificação de alterações comportamentais e fisiológicas resultantes de estimulação nóxica. Além disso, baseadas nessas alterações, diversas escalas foram desenvolvidas com o objetivo de identificar a dor em crianças incapazes de comunicar-se, que podem ser utilizadas favorecendo uma avaliação mais precisa.

Para o período neonatal, que inclui bebês, do nascimento ao 28º dia de vida, as escalas mais freqüentemente utilizadas são NIPS (Neonatal Infant Pain Scale/ Escala de Dor Neonatal, desenvolvida por Lawrence et al., em 1993), PIPP (Premature Infant Pain Profile/Perfil da Dor do Neonato Prematuro, desenvolvida por Stevens et al., em 1996) e CRIES (Crying, Requires for saturation above 95%, Increased vital signs, Expression e Sleplessness, referente a choro, saturação de oxigênio, dados vitais, expressão facial e estado de alerta, desenvolvida por Krechel & Bildner em 1995, objetivando a avaliação de dor pós-operatória em pediatria), por serem escalas validadas e confiáveis(7*).
Crianças de zero a três anos devem ser avaliadas de acordo com parâmetros comportamentais e fisiológicos (4*), sendo que, na literatura, não foram encontradas escalas específicas aplicáveis a esta faixa etária. Para crianças com idades entre três e sete anos, é possível utilizar-se escalas que contenham desenhos como meio de quantificar a dor, como, por exemplo, escalas que mostram fotografias ou desenhos de faces de crianças (OUCHER, desenvolvida por Beyer em 1984 e ‘Facial Affective Scale”, desenvolvida por McGrath et al., em 1985), escalas numéricas (como o ‘Pain Thermometer’, com pontuação de 0 a 10, desenvolvido por Szyfelbein et al., em 1985), escala de copos (como a ‘Glasses Rating Scale’, quanto mais cheio o copo, maior a dor, desenvolvida por Waley & Wong, em 1987) e a escala de ‘pedaços de dor’ (‘Poker Chip Tool’, onde a criança quantifica, em no máximo quatro pedaços, a medida de sua dor, desenvolvida por Hester, em 1979) (4*,10*).

Em crianças com idade superior a oito anos, capazes de expressarem-se verbalmente, de maneira consistente, o auto-relato torna-se a melhor forma de identificar a dor. A queixa pode basear-se em números (através da escala visual análoga, que pontua a intensidade da dor de 0 a 10), palavras (pouca, moderada, intensa) e ainda desenhos ou figuras, conforme as escalas descritas anteriormente. A caracterização da dor por meio de adjetivos pode ser utilizada por crianças acima de 12 anos e permite a mensuração de intensidade de dimensões afetiva e sensitiva, sendo possível a aplicação do questionário de Dor McGill adaptado para pediatria (7*).

A dor uma vez identificada, deve ser tratada adequadamente. As estratégias são diversas e a seleção do procedimento apropriado requer conhecimento, habilidade, atenção para condições especiais em cada caso, considerações acerca de aspectos clínicos, idade, desejos e expectativas dos pais ou cuidadores. (7*).

Para o tratamento farmacológico da dor, deve-se considerar idade e, portanto, características específicas de metabolismo e excreção de drogas, peso e natureza da dor (dores resultantes de processos inflamatórios, de procedimentos cirúrgicos, entre outros), a fim de que o medicamento e sua dose sejam adequados à situação. Mais freqüentemente são utilizados: antiinflamatórios não esteroidais (acetaminofeno, aspirina, dipirona, entre outros), opióides (como morfina, codeína, fentanila) e medicamentos adjuvantes (como antidepressivos e neurolépticos). É possível ainda realizar analgesia através de bloqueios anestésicos (aplicação tópica ou infiltrações), de anestesias gerais ou através de procedimentos neurocirúrgicos (pela interrupção de nervos aferentes primários, tratos e centros de processamento da dor ou ainda pela extirpação de tecidos cerebrais, em casos extremos) (7*).

As medidas não farmacológicas, embora pouco utilizadas, são bastante eficazes no controle da dor. Dentre elas, pode-se ressaltar: diminuição de estímulos externos (luminosidade e ruídos), respeito aos períodos de sono e repouso, manipulação mínima da criança enquanto internada, sucção não-nutritiva em recém-nascidos e lactentes, estimulação sensorial (estimulação tátil, massagens, musicoterapia, método mãe-canguru)(2*,3*,11*,12*,13*).

A dor em pediatria constitui ainda um grande desafio, mas a busca de conhecimento e o desenvolvimento de pesquisas na área são instrumentos valiosos à Enfermagem na identificação e controle efetivo deste 5º sinal vital.

Referências Bibliográficas:
1*. PORTER, F.L. et al. Pain and Pain Management in Newborn Infants: a Survey of Physicians and Nurses. Pediatrics, v.100, n.4, p.626-32, oct, 1997.
2*. JORGENSEN, K.M. Pain assessment and management in the newborn infant. J. Perianesth. Nurs.,v.12, n.6, p. 349-56, dec. 1999.
3*. GAÍVA, M.A.M. Dor no recém-nascido: práticas e conhecimentos atuais. Pediatria Moderna. v.37, n.5, p.155-68, mai. 2001.
4*. BARBOSA, S.M.M. et al. A criança e a dor: considerações sobre o tratamento da dor em pediatria. RevDor, v.2, n.1, p. 13-18, jan/fev/mar. 2000.
5*. BARBOSA, S.M.M. et al. A dor no recém-nascido: prevenção e terapêutica. RevDor, v.2, n.2, p. 26-35, abr/mai/jun. 2000.
6*. CORDEIRO, S.; COELI, M. Dor Aguda na Criança. In: DRUMMOND, J.P. Dor Aguda: Fisiopatologia, clínica e terapêutica. São Paulo: Atheneu, 2000. p.151-70.
7*. OKADA, M. et al. Dor em pediatria. Rev. Med., v.80(ed.esp.pt.1), p.135-56, 2001.
8*. GUINSBURG, R. A linguagem da dor no recém-nascido. Diagn. e Tratamento, v.1, n.2, p.37-44, 1996.
9*. PROCIANOY, R.S. Dor no recém-nascido. Jornal de Pediatria. V.70, n.2, p.72-3, 1994.
10*.CHAMPION, G.D. et al. Measurement of pain by self-report. In: FINLEY, G.A.; McGRATH, P.J. (ed) Measurement of pain in infants and children. Seatle: IASP Press, 1997. p.123-60.
11*. STEVENS, B., GIBBINS, S., FRANK, L.S. Treatment of pain in neonatal intensive care unit. Pediatr. Clin. North Am., v. 47, n.3, jun. 2000.
12*. STEVENS, B. et al. The Efficacy of Developmentally Sensitive Interventions and Surcose for Relieving Procedural Pain in Very Low Birth Weight Neonates. Nurs. Res. V.48, n.1, jan/feb, 1999.

13*.GUINSBURG, R. et al. A dor do recém-nascido prematuro submetido a ventilação mecânica através de cânula traqueal. J. Pediat. V.70, n.2, p.82-90, 1994.

Autora: Mariana Bueno - Enfermeira 

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Tire suas dúvidas, deixe seu comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO