Super Apostila

ARQUIVO EM PDF

Apostila completa para concursos fisioterapia com 1900 páginas.

Valor promocional de 27,50 

🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥

Simulado auxiliar e técnico enfermagem


Auxiliar de Enfermagem - Prefeitura de Poço Redondo - Sergipe – 2010
Organizadora: CONSULPLAN

1 - São deveres e responsabilidades dispostos no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, EXCETO:

a) Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.
b) Aprimorar os conhecimentos técnicos, científicos, éticos e culturais, em benefício da pessoa, família e coletividade e do desenvolvimento da profissão.
c) Posicionar-se contra falta cometida durante o exercício profissional, seja por imperícia, imprudência ou negligência.
d) Interromper a pesquisa na presença de qualquer perigo à vida e à integridade da pessoa.
e) Atuar na função de Auxiliar de Cirurgia em situações previsíveis e rotineiras.

2 - A artéria sobre a qual a campânula do estetoscópio deve estar posicionada, na fossa antecubital, para aferição da pressão arterial, é denominada:

a) Radial.
b) Braquial.
c) Poplítea.
d) Carótida.
e) Femoral.

3 - “O Auxiliar de Enfermagem leva antibiótico para ser administrado em um determinado paciente que pergunta que medicação é essa e por que ele deveria tomá-la.” A resposta mais adequada deverá incluir a seguinte informação:

a) O nome da medicação e a descrição dos efeitos desejados.
b) Apenas o médico do paciente pode fornecer esta informação.
c) Informações sobre medicação são confidenciais e não podem ser compartilhadas.
d) Não é competência do Auxiliar de Enfermagem fornecer informações sobre o medicamento.
e) Que ele não conhece o nome da medicação a ser administrada nem o seu efeito.

4 - “D.B.A. esteve em repouso no leito durante vários dias. Quando tentou andar sem auxílio, ficou tonto e nauseado.” Estes são sintomas mais prováveis do seguinte problema:

a) Hipertensão de rebote.
b) Hipotensão ortostática.
c) Hipertensão postural.
d) Parestesia temporária.
e) Osteoporose.

5 - Ao cuidar de um paciente que apresenta disfagia, analise as intervenções que auxiliam na redução do risco de aspiração durante a alimentação:

1. Sentar o paciente na cadeira ou no próprio leito.
2. Dar líquidos no final da refeição.
3. Fornecer alimentos leves e de consistência fina para facilitar a deglutição.
4. Alimentar o paciente lentamente, dando tempo para mastigar e deglutir.
5. Encorajar o paciente a não deitar para repousar por 30 minutos logo após a alimentação.

Estão corretas apenas as alternativas

a) 1, 2, 3, 4, 5
b) 1, 2, 3, 5
c) 1, 4, 5
d) 2, 3, 4
e) 3, 4

6 - “Está prescrito para um cliente 1200ml de soro glicosado a ser infundido em 20 horas.” Portanto, deve-se manter o seguinte gotejamento por minuto (gts/min):

a) 36 gts/min.
b) 24 gts/min.
c) 20 gts/min.
d) 16 gts/min.
e) 12 gts/min.

7 - É considerado um recém-nascido a termo, aquele com:

a) Idade gestacional menor que 37 semanas.
b) Idade gestacional entre 37 semanas e 41 semanas e seis dias.
c) Idade gestacional maior que 42 semanas.
d) Peso ao nascer menor que 1.800g.
e) Peso ao nascer menor que 2.500g.

8 - A enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas:

a) No Conselho Federal de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício.
b) No Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício.
c) Na Associação Brasileira de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício.
d) Em qualquer seção da Associação Brasileira de Enfermagem, independente da área onde ocorre o exercício.
e) Em qualquer seção do Conselho Federal de Enfermagem, independente da área onde ocorre o exercício.

9 - Assinale a seguir a parasitose intestinal que pode ser adquirida pelo consumo de carne crua ou mal cozida contaminada:

a) Ascaridíase.
b) Teníase.
c) Ancilostomose.
d) Amebíase.
e) Tricuríase.

10 - São orientações para hábitos de vida saudáveis de acordo com o Ministério da Saúde, para controle do Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial, EXCETO:

a) Evitar alimentos ricos em gordura saturada e colesterol.
b) Reduzir o consumo diário de sal: moderar seu uso durante o preparo das refeições, evitar o consumo de alimentos ricos em sódio e tirar o saleiro da mesa.
c) Aumentar a ingestão de potássio: estudos populacionais indicam que o aumento do consumo de potássio previne o aumento de pressão arterial e preserva a circulação cerebral.
d) Consumir os carboidratos simples e evitar os complexos, principalmente para o indivíduo diabético.
e) Procurar praticar atividades físicas regulares.

11 - São vacinas produzidas a partir de vírus vivos atenuados, inativados ou frações de vírus, EXCETO:

a) Vacina oral contra a poliomielite.
b) Vacina contra Hepatite B.
c) Vacina contra a infecção por "Haemophilus influenzae" tipo b (Hib).
d) Vacina contra sarampo.
e) Vacina contra rubéola.

12 - É o processo mais indicado para a esterilização de produtos médico-hospitalares passíveis de reprocessamento, de acordo com o Ministério da Saúde:

a) Estufa.
b) Autoclave.
c) Imersão em solução química.
d) Ebulição.
e) Incineração.

13 - A medida isolada mais eficaz, para a prevenção e o controle da transmissão cruzada de infecção em qualquer ambiente de assistência à saúde, é:

a) Isolamento dos pacientes com infecção.
b) Profilaxia com antimicrobianos.
c) Esterilização de todos os equipamentos de assistência à saúde.
d) Higiene das mãos.
e) Uso de máscaras com filtro químico.

1-E, 2-B, 3-A, 4-B, 5-C, 6-C, 7-B, 8-B, 9-B, 10-D, 11-C, 12-B, 13-D


Técnico de enfermagem - FURNAS – 2009
Organizadora: FUNRIO - Fundação de Apoio a Pesquisa

1 - O profissional de enfermagem deverá aplicar os preceitos contidos no seu Código de Ética ao prestar cuidados de enfermagem, dos quais EXCETUA-SE, a seguinte ação:

a) cooperar, com a devida autorização dos familiares, em prática destinada a antecipar a morte do paciente, estando este em iminente risco de morte.
b) proteger o paciente, família e coletividade dos danos decorrentes da imperícia, negligência e imprudência por parte de qualquer membro da equipe.
c) avaliar sua competência técnica, ética, científica e legal ao aceitar encargos ou atribuições, visando a um desempenho seguro para si e para a outrem.
d) reconhecer, respeitar e realizar ações que garantam o direito do cliente de tomar decisões sobre sua saúde, tratamento conforto e bem-estar.
e) disponibilizar seus serviços profissionais à comunidade em casos de catástrofes, epidemias e emergência, sem pleitear vantagem pessoal.

2 - De acordo com a Lei 8.080/90, estão incluídas, no campo de atuação do Sistema Único de Saúde- SUS,

a) o controle e fiscalização de serviços, produtos e substâncias de interesse para a saúde, exclusivamente da comunidade de baixa renda.
b) a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico.
c) a colaboração na proteção do meio ambiente, excetuando-se os grandes centros urbanos das principais capitais brasileiras.
d) a produção de equipamentos imunobiológicos, quando de interesse das instituições privadas conveniadas.
e) o controle de bens de consumo, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo.

3 - De acordo com a Lei 7.498/86, que dispõe sobre a Regulamentação do Exercício da Enfermagem, as atividades do Técnico de Enfermagem, quando desempenhadas em instituições de saúde públicas e privadas e em programas de saúde,

a) podem ser exercidas em qualquer jurisdição, bastando que haja titularidade de diploma.
b) podem se exercidas por titular de diploma estrangeiro, independentemente de revalidação.
c) somente podem ser desempenhadas sob orientação e supervisão de Enfermeiro.
d) devem, se relacionadas à prescrição da assistência de enfermagem, ser privativas do Técnico.
e) somente podem ser exercidas por pessoas inscritas no Conselho Federal de Enfermagem.

4 - Segundo o Manual do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, o nodo sino-atrial é o marcapasso do coração, porque recebe o estímulo e distribui a carga elétrica para todo o coração, e está localizado na parte

a) inferior do átrio esquerdo.
b) central do ventrículo esquerdo.
c) inferior do ventrículo direito.
d) inferior da válvula mitral.
e) superior do átrio direito.

5 - De acordo com o Manual do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, a posição usada para exames da coluna vertebral e da região cervical, é denominada posição

a) de Sims.
b) Genu-peitoral.
c) de Litotomia.
d) Ventral.
e) de Fowler.

6 - Dispõe o Manual do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, que o profissional de enfermagem, ao orientar o paciente sobre a técnica da coleta do exame de urocultura, deverá

a) informar sobre o uso de material estéril e seguir técnica asséptica, desprezando a primeira porção e colhendo na segunda, de 4 a 8 ml.
b) pedir ao paciente para desprezar toda a micção às 06:00h e coletar toda a urina até o dia seguinte no mesmo horário.
c) orientar o paciente para colher a primeira porção, mais ou menos 100ml, sendo a primeira micção da manhã a mais indicada.
d) pedir ao paciente para desprezar toda a micção às 06:00h e coletar a urina de 06 em 06 horas até completar 24 horas.
e) orientar o paciente para estar em jejum, e colher a primeira porção sendo a segunda micção da manhã a mais indicada.

7 - A aplicação de Pruritrat solução, com uso de gazes, massageando o couro cabeludo, e posteriormente prendendo o cabelo, envolto numa fralda, é um dos métodos descritos pelo Manual do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, para tratamento de

a) pielonefrite.
b) sialorréia.
c) alopecia
d) acalasia.
e) pediculose.

8 - Segundo o Manual do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, a aplicação local do frio é usada após contusões, contorções, distensões e para limitar o acúmulo de líquido intersticial, com a finalidade de, entre outras,

a) relaxar a musculatura.
b) diminuir o processo inflamatório.
c) aumentar a circulação no local de aplicação.
d) facilitar os processos supurativos.
e) fluidificar os exsudatos.

9 - Estabelece o Manual do Técnico e Auxiliar de Enfermagem que a introdução de alimentos líquidos no estômago, através de uma sonda, é denominada de

a) clister.
b) enteróclise.
c) instilação.
d) gavagem.
e) enema.

10 - A injeção de um medicamento no organismo por meio de uma punção endovenosa, de acordo com o Manual do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, é uma das formas de administração de medicamento por via

a) enteral.
b) tópica.
c) otológica.
d) parenteral.
e) cutânea.

1-A, 2-B, 3-C, 4-E, 5-D, 6-A, 7-E, 8-B, 9-D, 10-D

101 Comentários:

Anna Suellen Caruaru Pe disse...

Eu gostei muito de participar, aprender e tirar minhas dúvidas, pretendo ser tec em enfermagem, Obrigada.

Anônimo disse...

esse simulado foi bem elaborado, gostei! aprendir bastante....... obrigado!

SODRÉ disse...

MUITO BOM, TODOS OS SIMULADOS POSTOS FORAM BEM APROVEITADOS POR MIM . OBRIGADA!!!

Anônimo disse...

Esse simulado foi show, bem elaborado e de fácil entendimento. Parabéns ao idealizador(a).

Anônimo disse...

ACHEI MUITO FACIL PARA NÍVEL DE ESTUDO PARA CONCURSO...

Adm. Blog disse...

Anônimo, com certeza vc é um(a) vencedor(a), pois, as questões foram retiradas de concursos anteriores. Parabéns

Anônimo disse...

adorei;esse simulado ja sou tecnica de enfermagem e com esse simulado tenho certeza que vai ficar mais facil passar em um concurso. OBRIGADO

Anônimo disse...

recém nascido a termo é de 37 a 41 semanas com toda a certeza do mundo, por tanto, corrija o 1º gabarito,questão 7 e revise todas as questões para ter certeza que só esta está errada

Adm. Blog disse...

Anônimo(a) por gentileza se identifique...
Não fui eu quem fiz o simulado, é uma prova de concurso público como diz acima, quem liberou o gabarito foi a CONSULPLAN, então, nada posso fazer.
Atenciosamente

Anônimo disse...

adorei ta otimo para estudar para concursos vai me ajudar muito.obg

Anônimo disse...

to estudando para exercer a função e gostei d +

Anônimo disse...

maravilhoso, esa me ajudandomuito.

Anônimo disse...

mto bom obrigada.

Anônimo disse...

Sou Técnica de Enfermagem formada a seis meses,achei muito bem elaboradas as questões ótimo para dar uma revisada.

Anônimo disse...

achei muito bom
se o concurso for assim entao vou me sair muito bem.

Anônimo disse...

maravilha
por favor postem mais,são ótimos

eli

Anônimo disse...

ADorei estudei muito SUS...

Anônimo disse...

Oi meu nome é luciana,gostei muito do simulado,foi de bom proveito.no 1°acertei 96% e no 2°100%,amei.Espero também conseguir na prova.

Anônimo disse...

ADOREI TIRAR MINHAS DUVIDAS .PODIA TER MAIS COISA EXPECIFICA SOBRE OS PROSCEDIMENTOS DOS TECNICO DE ENFERMAGEM,POIS EU JA ME FORMEI E SEMPRE TEM TCNICAS NOVAS GOSTARIA DE TER MAIS ACESSO. OBRIGADO .

Fran disse...

ADORE POIS TENHO MUITO TEMPO FORA DA PROFISSÃO E PRETENDO SEGUIR CARREIRA BEM DESENROLADA

Anônimo disse...

adorei...

Anônimo disse...

adoreiiii....

Anônimo disse...

6 - “Está prescrito para um cliente 1200ml de soro glicosado a ser infundido em 20 horas.” Portanto, deve-se manter o seguinte gotejamento por minuto (gts/min):


ng= v/t.3 resp= 20 gts

Adm. Blog disse...

Anônimo, se você verificar corretamento o gabarito, a resposta é a mesma que você deu, rs - Letra C ou seja 20 gts/min. Note que há 2 simulados com gabaritos diferentes.

Anônimo disse...

muito bom mesmo,obrigada

Anônimo disse...

Adorei todas as dicas são muito bem esplicadas e de um facil aprendizado concerteza esse site ira me ajudar e muitooo mtooo obrigada ...

Anônimo disse...

o simulado ajada muito na hora do estudo valeu!

Anônimo disse...

Adorei,muito bom!!!!

Anônimo disse...

estou no 1 modulo do curso, vim testar meus conhecimentos, estou aprendendo bastante com o simulado. Poste mais pra facilitar os meus estudos.kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

gostaria de saber se é poucas perguntas assim que cai no concurso publico,sou estudante de tecnico em enfermagem e estou terminando.pretendo fazer o concurso esse ano,me ajude por favor,preciso de mais conteudos...obrigada

Anônimo disse...

eu gostei muito, pq estudo para ser tecnica de enfermagem e estou mim preparando para uma prova que vou fazer futuramente

Anônimo disse...

eu gostei muito, pq façoo o curso tecnico de enfermagem e futuramente eu irei fazer uma prova, e estou a mim prepara

Unknown disse...

foi bom teve questoes dentro do conteudo vc devem elabora mais questoes por que ajuda muito na hora da prova, parabens.

Unknown disse...

foi otimo vc sao dimais me ajudou muito nos estudos.

Unknown disse...

gostei muito as questoes foram muito boa.

matilde disse...

gostei muito vou começar tecnico deenfermagem dia 14;8 muito abrigado vc brilhou nas informação

Anônimo disse...

muito bom ...é sempre bom vc esta bem mais preparada quando procura saber mais

Anônimo disse...

muito bom ..é sempre bom vc estudar ..está sempre enformado

Anônimo disse...

muito bom, ja terminei o curso mas foi bom revisar e estou me preparando para o concurso e DEUS quiser eu serei aprovada.

Anônimo disse...

ho certeza bsoluta qu direito de ateiar a morte de ma pessoa é crime e a resposta esta errada corrto ou nõ entena pergunta.

Anônimo disse...

Foi muito bom, tirei minhas duvidas!!!

Anônimo disse...

muito bom esse simulado gostei mas tenho que estudar bastante para passar no concurso pois são varias matéria que cai termos que realmente estar preparado.

Anônimo disse...

Adorei muito bom obrigada

Anônimo disse...

a segunda sendo a primeira esta errada

Adm. Blog disse...

Anônimo, seja mais específico!!! ?

Anônimo disse...

MUITO PROVEITOSO!

Anônimo disse...

Adorei...vai me ajudar bastante nos meus estudos...valeu

Anônimo disse...

Site útil. Mas para quem quer passar em um concurso precisa de outras alternativas, pois no concurso as perguntas são muito mais difíceis. Não tem comparação.

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO PARTICIPAR DESTE SIMULADO

Anônimo disse...

Eu adorei estudar pelo simulado, clareou minha ideia, eu fui bem errei 2 do segundo simulado, espero que na hora da prova seja assim também. pq dependo dessa prova para trabalhar. Maa'h

Anônimo disse...

RN a termo vai de 37 semanas a 41 semanas e 6 dias!
está correto....
outras metodologias dizem que é de 37 a 42 semanas não completas!!!

Anônimo disse...

Adorei estudar

Anônimo disse...

BEM ELABORADO, NUNCA FIZ PROVA PRA CONCUSO TIREI TODAS AS MINHAS DUVIDAS E MEDO OBRIGADO....

Unknown disse...

Gostei tirei minhas duvidas e acertei muitas questões...

Anônimo disse...

GOSTEI

Anônimo disse...

gostei muito me ajudou bastante

ceiça maria disse...

a resposta do 2 simulado da primeira questão e mesmo certa fiquei com duvida.

D`GOMES disse...

GOSTEI!!!! BASTANTE VÁLIDO

D`GOMES disse...

BEM INTERESSANTE!!!

Fabiola disse...

Muito bom , obrigada !!! Adoro estudar desta forma com simulados

Unknown disse...

Foi prescrito 1.000 de SF e 1.000 de SG à 5% para 24 horas) Na unidade há equipo de macrogotas. Quantas gotas por minutos será administrado?

Anônimo disse...

V
T. 3
V= 2.000
T= 24.3 =72
Então 2000 ÷72 = 27 gts /min.

Unknown disse...

gostei foi muito aproveitoso

Unknown disse...

amei

Unknown disse...

estou no primeiro modulo do simulado vim testar um pouco do meu conhecimento.

Unknown disse...

faz tempo que fiz o curso e nao tive oportunidade de execer a profissao muito dificil

Anônimo disse...

Ah por favor né! Monte um melhor aff

Unknown disse...

adorei esse simulado me tirou muitas duvidas

Unknown disse...

adorei esse simulado me tirou muitas duvidas

Unknown disse...

Muito bom, estou estudando para um concurso, me ajudando muito!

Unknown disse...

Muito bom, estou estudando para um concurso, me ajudando muito!

Unknown disse...

segundo a pesquisas feitas por mim no google esta correto... Termo ou RN de termo: diz-se do recém-nascido cuja idade gestacional está entre 37 semanas e 41 semanas e 6 dias.

me ajudou muito

Unknown disse...

segundo a pesquisas feitas por mim no google esta correto... Termo ou RN de termo: diz-se do recém-nascido cuja idade gestacional está entre 37 semanas e 41 semanas e 6 dias.

me ajudou muito

Unknown disse...

Quero saber como faço pra responder essa pergunta? O médico prescreveu a dose de 300mg/kg dia e a criança pesa 20kg qual a dose diária do medicamento ?

Unknown disse...

Adorei tinha coisas que não lembrava, e com o simulado veio a clarear algumas duvidas também

Unknown disse...

Adorei tinha coisas que não lembrava, e com o simulado veio a clarear algumas duvidas também

Unknown disse...

gostei mais esta muito fácil para técnico, em vista algumas que fiz.

Unknown disse...

Adorei tirei minhas duvidas e se me sair bem assim como fui aqui conseguirei passar nas provas valeu

Unknown disse...

Adorei tirei minhas duvidas e se me sair bem assim como fui aqui conseguirei passar nas provas valeu

cakthia disse...

primeira vez que acesso essa página adorei.

Anônimo disse...

Gostei bastante, pois lembra os mínimos detalhes esquecidos por nós da área.

Anônimo disse...

Na questão 5 informei que seria a posição sim´s pois é indicada para exames, no gabarito informa que a correta é a fowler e acho que esta incorreta pois a posição fowler e para descanso,conforto,respiração e alimentação.

Anônimo disse...

Muito bom...

Anônimo disse...

Tamireslima Marani eu acho que o calculo é assim:
dose x peso = 300x20= 6.000mg por dia

Anônimo disse...

Gostei muito;pois nos ajuda a tirar algumas duvidas;muito bom mesmo

Unknown disse...

amei

Unknown disse...

amei

Anônimo disse...

Muito bom, incentivo ao aprimoramento do conhecimento!

Anônimo disse...

bom gostaria de saber se existe residencia para os técnicos em enfermagem ! sou estudante da área pouco vejo comentar sobre isso meus professores não sabem informar , então gostaria de saber se existe algo sobre isso , quero me especializar em pediatria e fazer residencia caso tenha ... gostaria que esse assunto fosse debatido obrigado gostei muito do blog nos ajuda bastante !

Anônimo disse...

muito bom,questoes faceis e de bom entendimento..ajudou muito

king chan (sans) disse...

gostei muito do simulado vai ser de grande ajuda

Anônimo disse...

Muito bom,bem feito e proveitoso,amei,obrigada,atualize os simulados.

Anônimo disse...

muito bom esses exercicios

Anônimo disse...

Unico questionário que fiz online até hoje que vale a pena,que diz verdades e que retrata tudo que aprendemos nos cursos tecnicos. Estão de parabens! E eu tambem,que só errei duas haha Continuem, ajuda muito quem precisa <3

Anônimo disse...

Me deu ate animo de estudar. Dentro de cada questão explorarei bem ja estudando cada palavra relembrando os significados.

Anônimo disse...

Muito bom gostei top

Anônimo disse...

Ótimo exelente

Anônimo disse...

Ótimo exelente

Anônimo disse...

Ótimo e excelente... recomendo para qualquer um.
Parabéns!!

Anônimo disse...

No posicionamento pra exame de coluna e cervical, nenhuma resposta está certa, pq seria em decúbito dorsal e não tem essa resposta

Unknown disse...

Muito obrigado

Postar um comentário

Tire suas dúvidas, deixe seu comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO